fbpx

From the Blog

Arte e Cultura em Búzios – Um museu ao ar livre

É verdade que Búzios ganhou fama internacional por suas belas praias e beleza natural, mas o que muitas pessoas não sabem é que essa charmosa península também possui belas obras de arte ao ar livre que podem e devem ser apreciadas por aqueles que querem explorar ao máximo os destinos que vão conhecer.

Além de diversas obras da escultora premiada Christina Motta espalhadas pela cidade, Búzios ainda possui um Espaço Cultural público, onde recebe diversas exposições normalmente gratuitas, e até mesmo um Hotel Boutique todo decorado com obras de arte vindas de várias partes do mundo.

Descubra nas próximas linhas como transformar sua ida a Búzios numa viagem não somente de praia, mas também repleta de arte e cultura! 

As estátuas de Christina Motta em Búzios

Nascida em São Paulo no ano de 1944, Christina Motta morou durante 21 anos na Inglaterra onde se consagrou como artista plástica participando de exposições ao lado de famosos escultores ingleses naquele país e também na Holanda.

Veio morar no Brasil em 1992, fixando residência em Búzios. Foi então que criou sua primeira de muitas esculturas públicas que foi a atriz francesa Brigitte Bardot (foto acima)

Um ano depois de Brigitte, a artista fez a escultura dos Três Pescadores puxando uma rede à beira-mar, a qual foi eleita num site internacional como uma das 26 esculturas mais bonitas do mundo! 

Outras esculturas que chamam atenção em Búzios são: “A garota dos Ossos” a qual, segundo a própria artista, é uma de suas preferidas. E é realmente linda!! E a do ex-presidente Juscelino Kubitsheck acenando para o mar, em cima de um mapa do Brasil.

Atualmente, ela tem diversas esculturas em Búzios e também em espaços públicos em vários Estados do país como a de Tom Jobim na praia de Ipanema, no Rio de Janeiro.

O Espaço Cultural Zanine

O Espaço Zanine fica no Centro da cidade, na Estrada da Usina Velha, ao lado do prédio da Prefeitura de Búzios e oferece cultura e arte para toda a população e aos turistas que visitam a cidade. 

 

Foto: Manoel Gomes

Várias exposições já foram realizadas no espaço, como a “Quilombos Região dos Lagos” cujo objetivo foi retratar a cultura quilombola, os costumes e a história, buscando a valorização das comunidades quilombolas da região dos lagos.

Exposições como “Inspira Búzios” com artistas locais retratando as belezas naturais do município e um belo concurso de fotografias também foram muito elogiados por aqueles que prestigiaram. Um circuito completo de arte também é feito uma vez por ano, organizado pelo espaço e envolvendo o comércio e hotelaria locais. Vale a pena conferir!

Vila da Santa – Arquitetura e arte com hospedagem

Foto: Acervo

O Vila da Santa Hotel Boutique & SPA é uma verdadeira joia que mistura arquitetura e arte. A proprietária Bettina, uma carioca casada com o francês Pierre d ́Archemont (de uma família de nobres antiquários) criou há 18 anos a Secrets de Famille, uma galeria para trazer para o Rio de Janeiro o charme francês em móveis e objetos.

Foto: Acervo

Quase 2 décadas depois, nasce o Hotel Vila da Santa em Búzios, com peças de antiguidade espalhadas pelas salas de estar, de convenções e de café da manhã e pelas áreas comuns do lugar. São peças colecionadas durante 30 anos de vida, algumas autênticas de castelos franceses, para trazer um pouco do clima que existia na Búzios de Brigitte Bardot, nos anos 60, para hoje e que podem ser contempladas por seus hóspedes como uma verdadeira galeria de arte!  

Foto: Acervo

Agora que você já sabe que Búzios também tem arte e cultura, saiba mais sobre o Vila da Santa clicando aqui ou faça diretamente sua Reserva e venha disfrutar e tirar as mais belas fotos nas nossas obras e esculturas!

Veja também nosso artigo sobre Alta Gastronomia em Búzios e veja nossas dicas de onde comer bem quando estiver por aqui! 

Foto: Acervo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

VEJA DISPONIBILIDADE